O Governo italiano desembolsará 60 milhões de euros para a realização de projectos de construção de infra-estruturas de saneamento na cidade de Maputo e de uma barragem de Nhancagara na bacia do rio Púnguè, centro de Moçambique.
Para tal, os governos de Moçambique e da Itália vão assinar na próxima segunda-feira, em Maputo, um acordo de crédito para a materialização destes empreendimentos, cujo valor maioritário, 39,1 milhões de euros, será aplicado na edificação da barragem de Nhancagara.
A barragem, com mais de 1,7 milhão de metros cúbicos e com capacidade de 27 quilómetros quadrados, servirá para o aprovisionamento de água potável à cidade da Beira, capital provincial de Sofala, centro de Moçambique.
Já a rede de drenagem das águas pluviais na cidade de Maputo, com mais de 20 quilómetros, entre canalizações, tubagem e estradas drenantes, foi estimada em 16,9 milhões de euros.
Os restantes quatro milhões de euros destinam-se a desenhos, supervisão, pesquisas geológicas e ao estudo de impacto ambiental, segundo escreve o matutino Notícias de Maputo.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 30.11.2007