Morreu na Cidade do Cabo, com 88 anos de idade, Ian Smith, o homem que proclamou - contra os Ingleses - a Independência da Rodésia (Zimbabwe). E porque se trata de um verdadeiro Herói africano (também há africanos... louros!), importa exaltar essa figura que, ainda jovem, veio até à Europa combater Hitler e o nazismo e que, regressado à Rodésia, contribuiu de forma notável para transformar o seu país natal num dos mais desenvolvidos de toda a África.
Morreu Ian Douglas Smith. Morreu da «idade (avançada) que não perdoa». E também afectado pelo desgosto de ver o seu país afectado pela desastrosa governação de Mugabe - e o seu Povo (negro e branco e mestiço) vitimado pela miséria e pela fome.
Em sua homenagem, e com a autorização do autor, A. Santos Martins, publicamos alguns capítulos do livro «Beira Púngoè» que estão directamente relacionados com a Independência da Rodésia e com a posição portuguesa face aos ingleses, resistindo na Beira a que soldados da «pérfida Albion» avançassem desde a foz do Púngoè sobre Salisbúria (Harare).
Leia em:
Download morreu_na_cidade_do_cabo_ian.doc