O Governo português vai disponibilizar 1,4 milhões de euros em 2008, para o apoio à polícia, serviços de bombeiros e de migração de Moçambique, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna de Portugal.
A concessão da verba foi divulgada pelo director do Gabinete de Relações Internacionais no Ministério de Administração Interna de Portugal, Paulo Caldas, no âmbito da visita de trabalho que está a realizar a Moçambique.
Com o dinheiro, serão capacitados formadores para aqueles três ramos do Ministério do Interior de Moçambique, que até ao momento tem dependido de instrutores enviados de Portugal para acções de formação, indicou Caldas.
O reforço da capacidade operativa da polícia, bombeiros e serviços de migração é também outra das componentes que serão financiadas por Portugal no próximo ano.
Ao abrigo da cooperação que os dois Estados mantêm no sector da segurança, quadros moçambicanos irão para Portugal no próximo ano, onde vão receber formação em temas como treino, investigação e pedagogia, acrescentou Paulo Caldas.
Caldas elogiou o governo moçambicano pela aposta na criação da Academia de Ciências Polícias (ACIPOL), a única instituição de ensino superior da polícia na África Austral e “vista na Europa como um modelo nesse ramo”.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 29.11.2007