Transferência bancária este mês
• Governo deverá escolher pagar em 7, 12 ou 15 anos a uma taxa de juro Libor +2%
• Adriano Maleiane é um dos nomes mais citados para PCA do empreendimento
• Nome de Magide Osman foi sugerido, mas considera-se que há poucas hipóteses do Presidente Guebuza dar luz verde a tal proposta
Por Francisco Carmona
A transferência bancária de 700 milhões de dólares para a reversão da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) de Portugal para Moçambique será feita a 26 de Novembro do corrente ano, garantiram ao SAVANA fontes envolvidas na mega-operação.
Apurámos igualmente que a cerimónia de transferência efectiva do empreendimento deverá realizar-se no dia 27 de Novembro, na própria HCB, no Songo, província de Tete, na presença do Presidente Armando Guebuza e do Primeiro-Ministro português, José Sócrates. Mas fontes próximas do gabinete de Sócrates em Lisboa indicam que o Primeiro-Ministro luso estará, por estas alturas, em Pequim, a participar na cimeira União Europeia-China na qualidade de presidente em exercício da UE. Deverá ser substituído por Teixeira Pinto, ministro das Finanças. Contudo, estão confirmadas as presenças de sete chefes do Estado e governos dos países da SADC.
Leia em:
Download usd700_milhes_para_a_reverso_da_hcb.doc