O CONGRESSO extraordinário do partido no poder no Zimbabwe, a ZANU-PF, apoiou ontem a candidatura do presidente Robert Mugabe a um novo mandato presidencial nas eleições de Março de 2008. Reunidos em Harare, desde a passada terça-feira, os representantes das 10 estruturas provinciais do ZANU-PF deram o seu apoio à candidatura de Mugabe, que lidera o partido desde a luta pela independência.
Maputo, Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2007:: Notícias
O congresso da ZANU-PF foi convocado para, entre outros assuntos, eleger o presidente Mugabe para um sexto mandato na chefia do partido, segundo a imprensa sul-africana.
A rádio e televisão oficial sul-africana (SABC) noticiou ontem a partir de Harare que a abertura do congresso da ZANU-PF constituiu um espectáculo de apoio ao presidente, com os mais de quatro mil delegados a entoarem cânticos de apoio ao candidato único.
De acordo com o correspondente da SABC, alguns dos cânticos descrevem Mugabe como "um enviado de Deus ao povo zimbabweano" que guiará a nação a bom porto.
No discurso oficial de abertura, Mugabe atacou aqueles que "enriqueceram à custa do povo" enquanto
eneficiários das políticas governamentais destinadas a passar o poder económico para a população negra. "Por mais que o neguem, os empresários deveriam saber que, apesar de reconhecermos a necessidade de existirem lucros nas operações, elas devem ter em conta o bem-estar do povo", disse Mugabe, que muitos, em África e no resto do mundo, acusam de ter destruído a economia do país.
O presidente nacional da ZANU-PF, John Nkomo, afirmou ao jornal The Herald que pelo menos dez mil membros do partido filiados nas dez províncias foram acreditados para o congresso, que se realiza no estádio central de Harare.
"Isto sem incluir o pessoal de apoio", concluiu Nkomo, garantindo que Mugabe "é o único e unânime candidato".
Mugabe, 83 anos, lidera o Zimbabwe desde a independência do país, em 1980.