Cinco pessoas foram confirmadas como tendo encontrado a morte vitima de ataque por crocodilos e hipopótamos no Distrito do Búzi, a Sul da Província de Sofala, no período compreendido entre Janeiro a Novembro do corrente ano.
A informação foi anunciada ao Governador Alberto Vaquina, na sua última visita àquele ponto da Província de Sofala, que contou com a cobertura jornalística do O Autarca.
Consta que das cinco vitimas, quatro são mulher e o restante homem.
No ano passado e durante igual período, duas pessoas foram confirmadas como tendo morrido vitimas de ataque por crocodilos e hipopótamos no mesmo distrito.
Além de matar pessoas, aqueles animais selvagens que normalmente vivem na água, no caso vertente no Rio Búzi, também tem estado a provocar estragos nas machambas, tendo este ano afectado uma área estimada em mais de 2.5 hectares, depois de no ano passado ter prejudicado culturas agrícolas numa área
calculada em 1.5 hectares.
Medidas tem sido tomadas pelas autoridades administrativas locais com vista a reduzir a perda de vidas humanas e estragos nos campos agrícolas por aqueles animais, tendo culminado com o abate de um hipopótamo no decurso do presente ano; acção que contou com o pessoal dos serviços de Agricultura e Floresta, além envolvimento da própria população.
O AUTARCA - 17.12.2007