O governo vai introduzir próximo ano novas medidas para flexibilizar o mercado de transporte aéreo. De acordo com o Ministro dos Transportes e Comunicações, António Munguambe, vão ser reduzidos consideravelmente as rotas que são operadas sob regime de mono designação.
Em entrevista ao programa Bom Dia Moçambique,da Televisão de Moçambique, o ministro dos transportes e comunicações, António Munguambe, garantiu que o governo está a rever a legislação relativa ao mercado do transporte aéreo.
O objectivo é reduzir de forma significativa as rotas que são operadas sob regime de mono designação, permitindo a entrada de novas companhias aéreas.
A medida visa adequar o país à convenção de Yamoussoukro,que estabelece que as companhias africanas possam operar livremente sobre todas as linhas intra-estados do continente.
O Ministro dos transportes defendeu a entrada de novos operadores aéreos como crucial para o desenvolvimento do turismo no país.
Em forma de balanço do desempenho do seu sector, António Munguambe, afirmou que o projecto de colocação das telecomunicações em todas as sedes distritais foi cumprido integralmente nas províncias de Inhambane e Sofala. Para o ano, o projecto vai se concentrar nas províncias de Tete, Cabo Delgado e Niassa, as que registam menor cobertura no país.
Quanto à integração regional no sector dos transportes, Munguambe disse haver ainda receios da parte dos operadores privados, mas acredita que o país tem potencial para concorrer num mercado livre regional.
TVM - 30.12.2007