Por Ericino de Salema*
O Presidente da República (PR), Armando Guebuza, afirmou, semana passada na Assembleia da República (AR), quando apresentava o seu informe anual ao Parlamento, que “o estado da Nação é bom”.
Como que a dar vazão às suas afirmações, Guebuza referiu, por exemplo, que a produção global, no decurso do primeiro semestre deste ano, registou um crescimento de 8.8 por cento em relação aos níveis [de crescimento] registados em igual período de 2006.
Armando Guebuza ajuntou que a tendência acima descrita “é encorajadora” e, a manter-se, “será alcançada a meta de crescimento de 7 por cento” prevista para o ano que finda dentro de dez dias. O PR explicou ainda que a taxa de inflação acumulada era de 5.3 por cento, o que, a seu ver, dá uma boa indicação de que o objectivo pretendido de uma inflação de apenas um dígito será cumprido.
O ambiente socioeconómico e político que se vive no país, prosseguiu o PR, permite que se afirme que a pobreza passará para a história. Acrescentou que, no quadro da presidência aberta que efectuou entre Abril e Junho deste ano, “foi possível testemunhar que Moçambique está a mudar”, num contexto em que o povo é quem está na dianteira do processo de desenvolvimento.
Leia em:
Download guebuza_e_a_iluso_da_passagem_da_pobreza_histria.doc