África do Sul
Delegados à conferência nacional do ANC elegeram Jacob Zuma como o novo presidente desta formação política. Zuma obteve 2.329 votos, seguido de Thabo Mbeki com 1.505. Os restantes cargos de direcção do partido no poder na África do Sul foram conquistados por membros do ANC aliados de Zuma. Assim a vice-presidência do partido passa a ser detida por Kgalema Motlanthe, que obteve 2.346 votos. Uma outra candidata a este cargo era a ex-mulher de Jacob Zuma e actual ministra dos Negócios Estrangeiros, Nkosazana Dlamini-Zuma, que somou 1.444 votos.
Baleka Mbete, presidente do Parlamento sul-africano, assume o posto de dirigente nacional, o terceiro cargo mais importante ao nível da cúpula do partido. Mbete havia sido proposta para o cargo de vice-secretária geral do ANC, o qual passa agora a ser detido por Thandi Modise. Para secretário-geral do ANC, os delegados à conferência de Polokwane elegeram Gwede Mantashe com 2.378 votos. O segundo mais votado foi o actual ministro da Defesa, Mosiuoa Lekota, que obteve 1.432 votos.
O novo tesoureiro do ANC é Mathews Phosa, antigo governador da província de Mpumalanga, tendo somado 2.328 votos contra 1.374 do seu rival mais próximo, Phumzile Mlambo-Ngcuka.
Jacob Zuma foi activista político durante a sua juventude tendo cumprido uma pena de prisão na Ilha de Robben. Viveu exilado em Moçambique, ocupando então o cargo de chefe do departamento de Segurança do partido, posição que o levava a visitar regularmente a Swazilândia, país onde a ex-esposa, Nkosazana Dlamini-Zuma, trabalhava como médica num hospital do governo em Mbabane. Na sequência da assinatura do Acordo de Nkomati em 1984, Zuma viu-se forçado a abandonar Moçambique por imposição do governo da Frelimo. Na conferência nacional do ANC realizada em Mafekeng, Zuma foi eleito vice-presidente do partido. Com a subida do ANC ao poder em 1994, Zuma passou a tutelar a vice-presidência da República, mas os casos de corrupção em que estava envolvido levaram o Presidente Mbeki a demiti-lo desse cargo.
De 65 anos de idade, Zuma é casado com uma cidadã swázi pertencente à família real da Swazilândia.
CANAL DE MOÇAMBIQUE - 18.12.2007