Cidade da Ilha de Moçambique
Cerca de 324 milhões de dólares serão investidos a partir dos próximos dois anos na Ilha de Moçambique e parte continental para financiar o desenvolvimento de projectos na área de turismo, num projecto da organização Holandesa African Riviera, que conta com a parceria da Empresa dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique CFM-EP), detentora de infra-estruturas naquela região.
Este facto foi revelado, há dias, na Ilha de Moçambique, durante o encontro, que juntou o governo e diferentes parceiros internacionais com projectos sociais e económicos, destinado à harmonização sobre os projectos de investimento daquela que foi a primeira cidade capital do nosso pais e, actualmente, considerada Património Cultural da Humanidade, depois da declaração da UNESCO.
Lisa Saint Aubin, afecta à African Riviera, disse que aquele montante será aplicado na edificação de um hotel flutuante com capacidade para Quinhentas pessoas, no mar que separa a zona continental do Lumbo e a cidade da Ilha de Moçambique.
Na zona continental do Lumbo será, igualmente, erguido um hotel de cinco estrelas no local onde funcionou a primeira unidade hoteleira edificada no nosso pais, actualmente em escombros, pertença da CFM-EP.
Lisa Saint Aubin revelou, ainda, que para garantir a formação de parte considerável do pessoal que vai trabalhar no ramo de turismo na zona da Ilha de Moçambique, o projecto da sua organização internacional prevê a construção de um restaurante-escola, vocacionado à formação na área de hotelaria, incluindo
agricultura.
A componente de agricultura foi introduzida nos pacotes de formação, para garantir que as comunidades locais possam fazer a produção de legumes, hortícolas, incluindo frutas naturais, para fornecimento às unidades hoteleiras que estão a surgir na zona da Ilha de Moçambique, que beneficiam de um estatuto especial aprovado na última sessão do Conselho de Ministros.
Todas as obras incluídas no projecto da African Riviera deverão arrancar definitivamente dentro dos próximos dois anos. Segundo a fonte, está em curso, neste momento, a elaboração do estudo de impacto ambiental do projecto para posterior aprovação do governo.
Porque vamos usar equipamentos para desalinizaçao da agua do mar para abastecimento das nossas instancias turísticas alem de sistemas de saneamento ultramodernos que estão em uso do mundo desenvolvido. Ajuntou.
A African Riviera está, neste momento, a construir um complexo hoteleiro na Cabaceira Grande, no distrito de Mossuril, avaliado em um milhão e seiscentos mil dólares, que vai garantir o emprego directo e indirecto a seiscentas pessoas. O projecto abarca a área de formação das comunidades em agricultura, além de turismo comunitário.
A referida organização, com capitais de diferentes empresas bem sucedidas na industria mundial do turismo, foi responsável pela concepção daquela que é actualmente uma das praias mais atraentes do mundo, denominada Copacabana no Brasil, que atrai, anualmente, milhares de turistas, sendo uma das maiores fontes de receita daquele país sul americano.
Por seu turno a Arco Norte, um projecto internacional para o fortalecimento do sector privado, está neste momento, empenhado na mobilização de investidores internacionais para a construção, na zona continental do Lumbo e do Sanculu, cujo potencial turístico foi recentemente descoberto, de uma Pousada Ecológica e um Hotel-Boutique com a capacidade global de 180 quartos, além de 400 residências de luxo com vista ao mar e 550 apartamentos destinados a arrendamento para diferentes serviços de suporte.
O Ministro da Planificação e Desenvolvimento,
Aiuba Cuereneia, que chefiou uma equipa de seis outros membros do Conselho de Ministros, instou a
todos os investidores internacionais no sentido de harmonizarem com o governo a implementação dos seus projectos.
Recordou que a Ilha de Moçambique vai exercer uma forte influência sobre os projectos na zona económica especial de Nacala.
WAMPHULA FAX - 01.01.2008
NOTA:
Depois de tantas promessas não concretizadas, a concretizar-se, é uma óptima notícia para a "minha" Ilha.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE