O Papa pediu que se encontrem soluções justas para os conflitos no Médio Oriente, no Iraque, em África e em todo o mundo.
Em Roma, Bento XVI celebrou a tradicional Missa do Galo perante milhares de peregrinos na Praça de São Pedro e muitos mais que seguiam a cerimónia através de gigantescos écrans de televisão.
A mensagem do Papa, para além de pedir o fim dos conflitos em todo o mundo e a procura de soluções justas, conteve um forte apelo em favor dos necessitados e dos que sofrem.
Sua Santidade apelou também aos dirigentes políticos para que `tenham o senso e a coragem para procurar soluções humanas, justas e duradouras para os conflitos étnicos, religiosos e políticos que destroem o tecido interno de muitos países e azedam as relações internacionais´.
Fez um apelo à paz no mundo lembrando as vítimas de todos os tipos de violência, dos conflitos armados, do terrorismo, e também as vítimas da miséria e da injustiça.
No final da mensagem seguiram-se os tradicionais votos de Natal em 63 línguas diferentes, incluindo o português, dirigido a todos os países de expressão portuguesa.
O Natal foi igualmente celebrado em Belém, na Palestina, com a participação de milhares de peregrinos enchiam a Praça da Manjedoura, frente à Igreja da Natividade onde, segundo reza a Bíblia, nasceu Jesus.
Grupos corais dos Estados Unidos, Hong Kong e Itália, acompanharam músicos palestinianos locais nesta localidade cisjordana dos territórios ocupados, para cantarem o nascimento de Cristo.
BBC - 26.12.2007