Subiu para 268 o número total de balcões de bancos no país, com a autorização, na última semana de Novembro findo, para a abertura de mais 11 agências, sendo as cidades de Maputo, Beira e Nampula aquelas que detêm o maior número de balcões.
Presentemente, a cidade de Maputo conta com 119 balcões, seguida, seguida da capital provincial de Sofala com 26 e depois na zona norte, a cidade de Nampula com 22 balcões.
De referir que na última semana de Novembro, o Banco de Moçambique autorizou a abertura de mais nove novas agencias do Barclays Bank Moçambique e de três do Millennium Bim, no âmbito do alargamento dos serviços financeiros para as zonas mais recônditas do país.
Os balcões cobrem 32 distritos e todas as capitais provinciais. Contudo, estes dados indicam que ainda há muito trabalho por fazer no chamado processo de bancarização da economia, sabido que o país tem 128 distritos.
Entretanto, estatísticas reportadas a 14 de Dezembro corrente indicam que o saldo das reservas bancárias situou-se em 6,965 milhões de Meticais, dos quais, 6,550 milhões de meticais estão denominados em moeda nacional, montante que corresponde a um acréscimo de 272.8 milhões de Meticais em relação ao saldo registado no dia 30 de Novembro.
O Banco de Moçambique refere no seu boletim quinzenal que a expansão das reservas bancárias reflectiu a injecção líquida de 1,114.1 milhões de Meticais pelo Estado, no âmbito da execução orçamental e o vencimento das chamadas operações de “reverse-repo” (termo técnico) no montante de 172.6 milhões de Meticais.
O PAÍS - 24.12.2007