Email que recebi em Abril de 2006 e que agora passo a público, pois que partilho na quase totalidade com os seus sentimentos aqui expressos (o autor que me perdoe a divulgação)
Olá Fernando
Não nos conhecemos nem nunca antes falámos mas, tenho acompanhado algumas das mensagens que tem deixado em “Lugares de Sonho” e ao qual agradeço desde já a sua participação num projecto que para mim é importante mas que, por falta de espaço, deixei de poder adicionar mais conteúdo do meu espólio fotográfico.
Gostaria de deixar-lhe um comentário, em termos “pessoais”.
Pelo que percebi, tal como eu, o Fernando é um Moçambicano (de corpo e alma), da Ilha: Eu sou oriundo de Lourenço Marques, e que hoje, prefiro chamar de Maputo.
O “nosso” sonho foi quebrado algures no tempo; como preço injusto da nova etapa histórica que o país sofreu; hoje, chamados de “danos colaterais” da independência! Foi uma época confusa em sinais e a emancipação daqueles países e tornou-se historicamente inevitável; com os erros e injustiças inerentes (de ambos os lados) e que ainda hoje, ocorrem. Para mim, que já o revisitei duas vezes; é o melhor e está entre mais belos do mundo, entre os que já conheci. Adoro aquelas gentes, o seu sorriso humilde, a sua disponibilidade e simplicidade. É um povo sofrido e apesar de quase nada ter, consegue manter um sorriso gentil.
Leia em:
Download fernando_vieira_moambique_2006.doc