Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau estão entre os beneficiários de um pacote de ajuda no valor de 8.000 milhões de euros hoje formalmente entregue, em Lisboa, pela Comissão Europeia.
A cerimónia decorreu no final da Cimeira UE/África e contou com a presença dos presidentes da Comissão Europeia, Durão Barroso, e da União Africana, John Kufuor, além do comissário europeu do desenvolvimento, Louis Michel.
Fonte da Comissão Europeia disse à Agência Lusa que a verba, inserida nos programas comunitários de ajuda ao desenvolvimento, foi atribuída a 30 países africanos para um período de cinco anos (2008-2013).
A mesma fonte adiantou que as verbas vão ser aplicadas na boa governação e nos sectores prioritários de cada país, como infra-estruturas, educação e saúde.
Cada país discutiu com a Comissão Europeia as prioridades e o montante foi atribuído tendo em conta a população e o índice de desenvolvimento humano.
A fonte salientou ainda que os programas comunitários de apoio ao desenvolvimento se destinam aos 53 estados-membros da União Africana, tendo sido hoje entregue os oito mil milhões de euros aos 30 países que ainda não tinham recebido a ajuda para os próximos cinco anos.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 09.12.2007