A famosa Casa Velha, localizada no bairro Malocotera, o mais antigo da Vila sede do Distrito de Caia, na região Norte da Província de Sofala, vai beneficiar a partir deste ano de uma reabilitação de raiz, facto que ditará atracção de mais investidores e turistas pelos serviços que aí serão prestados.
Jorge Coelho, Coordenador do Projecto Avança Caía (PAC), financiado pela Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento (CAD), disse ao nosso jornal que as obras vão durar um ano e meio, orçadas em cerca de oitocentos mil euros.
Após a conclusão das obras, segundo disse Coelho, serão instaladas na Casa Velha de Caia serviços multifuncionais com destaque para uma sala de conferências, biblioteca, internet café, quartos de hospedagem, apartamentos para escritórios (Aluguer), entre outros.
Neste momento, ainda de acordo com o coordenador projecto, decorrem as analises laboratoriais para definirem o tipo de material a ser usado na reabilitação das paredes tanto como na sua estrutura toda, porque segundo apuramos de Jorge Coelho a casa velha do distrito foi erguida usando-se apenas tijolos sem ferro.
A chamada Casa Velha de Caia, foi residência do director da antiga Sena Sugar actualmente denominada Companhia de Sena, a qual antes estava instalada naquela vila de Caia, tendo posteriormente sido transferida para Marromeu devido as constantes cheias e ou inundações que a Vila de Caia tem sofrido.
Na monstruosa casa ora em estado de ruína devido a falta de manutenção aliado ao impacto do último conflito armado que durou dezasseis anos em Moçambique, já funcionaram variais organizações e instituições sociais e politicas, nomeadamente o Partido Frelimo, Organização da Mulher Moçambicana(OMM), Organização da Juventude Moçambicana (OJM), entre outras.
Factos reais revelam que a vila sede do Distrito de Caia funcionou desde da era colonial no mais conhecido e famoso bairro de Malocotera, onde ainda são notáveis os escombros de várias infra-estruturas pertencentes a antiga fábrica de açúcar, como também do governo do distrital.
Dados em nosso poder indicam que o bairro Malocotera está neste momento a beneficiar de um outro projecto enquadrado no ordenamento territorial, estando já concluída a abertura de vias de acesso para pessoas e viaturas.
Depois deste passo, ainda de acordo com Coelho, seguir-se-á o trabalho de demarcações de talhões.
(Carlos Augusto) - AUTARCA - 31.01.2008