Devido à erosão
Diz o velho ditado que quando a desgraça bate a porta, muita coisa pior espera-se que aconteça. No caso da vila sede do distrito de Búzi o cenário da desgraça é bem visível. A erosão ameaça fazer desaparecer do mapa aquela vila. Como saída, as autoridades locais já desenharam um projecto que consiste na transferência da vila sede do Búzi para a localidade de Guara-Guara. E a Companhia de Búzi para Bandua.
Outra alternativa encontrada com vista a minimizar o efeito progressivo da erosão tem sido a aposta na edificação de diques de protecção, bem como a mobilização da população que vive e pratica actividades de agricultura e pesca nas zonas ribeirinhas de modo a abandonar as áreas e procurarem se fixar nas zonas seguras, segundo deu conhecer ao «Canal de Moçambique» o administrador local, Sérgio Moiane.
As localidades de Guara Guara e Bandua são tidos pelo governo do distrito de Búzi como prováveis zonas a serem escolhidas para a construção de uma nova vila sede em substituição da actual que está sendo seriamente afectada pela erosão provocada pelas águas daquela bacia hidrográfica do mesmo nome.
Leia em:
http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=6&idRec=3250