O Hotel Infante, propriedade do Partido Frelimo, e localizado na zona do Chaimite, Baixa da Cidade da Beira, suplantou de longe as restantes unidades hoteleiras que funcionam na capital provincial de Sofala em termos de preferência de hospedagem nesta urbe, no ano passado.
Dados resultantes de uma pesquisa que contemplou três dos principais hotéis que operam na Cidade da Beira, designadamente o Infante, Tivoli e Savoy – em relação aos restantes lamentavelmente não nos foi facultada a informação solicitada –, indicam o registo global de 26.486 hóspedes em 2007, dos quais 70.67 por cento tiverem como preferência o Hotel Infante; 15.08 por cento o Hotel Savoy; e 14.25 o Hotel Tivoli.
No período em análise, segundo os dados que nos foram facultados pelas gerências das três unidades hoteleiras, o Hotel Infante recebeu 18.720 hóspedes, representando uma taxa diária de 51.2 fregueses; o Savoy registou 3.991 fregueses, uma taxa média diária de 10.9 hóspedes; e o Tivoli hospedou 3.775 visitantes, o que corresponde a uma taxa diária de 10.3 fregueses.
Do Hotel Infante apurámos também que o número total de hóspedes recebidos em 2007 representa um incremento na ordem dos 11.32 por cento comparativamente ao ano anterior, no qual aquela unidade hoteleira registou 16.600 fregueses.
De acordo com Chico Taiganua, Chefe da Recepção do Hotel Infante, com a categoria de três estrelas, terá concorrido para o incremento do número de hospedes naquela mesma unidade a melhoria da qualidade dos serviços agora prestados, tendo mencionado a reabilitação que o edifício beneficiou, além da disponibilização de Internet e outros itens considerados importantes para aquela actividade.
Por outro lado, reconheceu que também terá contribuído para o
sucesso o facto de o Hotel Infante oferecer uma tabela de preços relativamente acessível quando comparado
com alguns da praça.
Um quarto solteiro climatizado ronda os setecentos a oitocentos meticais/ dia, enquanto os quartos casais com as mesmas condições variam entre oitocentos, novecentos, a mil e cem meticais também por dia.
As refeições consideradas normais custam entre setenta a duzentos meticais.
Quanto ao Hotel Savoy que se posicionou na segunda posição, com um total de 3.991 hospedes, sabe-se que esta unidade hoteleira sem nenhuma estrela pratica uma tabela de preços considerada uma das mais baixas da urbe, cuja diária tem variado entre seiscentos a mil meticais, o mesmo acontecendo em relação as
refeições cujos preços variam entre setenta e cento e noventa meticais.
Por seu turno, o Tivoli, com três estrelas e considerado neste momento como sendo o mais chick da Cidade da Beira, soubemos de Urinda Soares que o número de hóspedes recebidos no ano passado, 3.775, superou
ao registado em 2006.
Urinda Soares destacou que maior número de clientes que tem preferido hospedar-se no Tivoli são habituais, tendo referido que a tabela de preços varia em função do tipo dos quartos. Por exemplo, o quarto
solteiro custa entre 2.154 meticais a 2.670 meticais; o considerado casal está orçado em 3.215 meticais; e as suites variam entre 4.035 meticais a 4.460 meticais. Todos os quartos são climatizados, com casa de banho privatiza e o hotel oferece o acesso grátis a internet.
(Carlos Augusto) - O AUTARCA - 21.01.2008