DO TRIBUNAL JUDICIAL DE MAPUTO
..o acto foi mediante pagamento de uma caução orçada em 100 mil meticais, contudo, a familia da vítima considera irrisória, porquanto, o agredido continua a receber tratamentos na África do Sul e as despesas já ultrapassaram o valor caucionado para o seu tratamento de 50 mil meticais, pois, o restante visa o pagamento das custas judiciais.
O turista sulafricano, Daniel Van Tonder, que espancou brutalmente um jovem moçambicano numa das estâncias turísticas no povoado de Ponta do Ouro, Província de Maputo, na manhã do passado dia um de Janeiro, quando ambos se encontravam a comemorar o início do ano, foi posto em liberdade pelo juiz provincial da Secção de Instrução, mediante o pagamento de uma caução estimada em 100 mil randes.
O Semanário “DOMINGO” refere que o valor será repartido em duas partes, sendo de 50 mil meticais, os quais servirão para cobrir as despesas de tratamento da vítima e a outra para cobrir custos judiciais.
Os familiares da vítima se encontram indignados e preocupados face a elaboração do processo, porquanto, o consideram estar ferido de vícios, dado que, o agressor declarou residir na África do Sul e também em Moçambique, o que cria inquientações em relação a sua soltura condicional.
Os familiares manifestam-se, igualmente, perturbados com o valor estimado pelo tribunal para a cobertura das despesas médicas, dado que o mesmo é inferior ao despendido por eles no tratamento da vítima.
A vítima, dizem os familiares, continua a receber tratamento médido na África do Sul, alimentando-se de líquidos e com recurso a tubos nazogátricos, tendo ainda dificuldades para se expressar oralmente e a recuperação, segundo os médicos, será parcial.
DIÁRIO DE NOTÍCIAS - 21.01.2008