PENSAMENTO QUE SE RENOVA CADA VEZ MAIS NOS TEMPOS QUE CORREM
- (...)Do total de balcões abertos em 2007 apenas dois estão localizados em distritos (...)
OS BALCÕES dos bancos comerciais a operar em Moçambique continuam concentrados nas grandes cidades, de acordo com um documento divulgado na passada semana pelo Banco de Moçambique.
O documento, divulgado no decurso de uma sessão do Conselho Consultivo do Banco Moçambique, indica que o banco central autorizou a abertura de 46 novos balcões dos bancos comerciais em 2007, o que elevou para 274 o número total de balcões. Mas, dos 46 novos balcões 25 eram em Maputo e na cidade vizinha da Matola, com estas duas cidades a chamaram a si mais de 50 por cento de toda a actividade bancária em Moçambique.
Outros três balcões ficaram na cidade da Beira e outros dois em Nampula.
Do total de balcões abertos em 2007 apenas dois estão localizados em distritos que não dispunham de serviços bancários - Moamba, na província de Maputo e Meconta, na província de Nampula e um banco abriu um balcão móvel cobrindo três distritos. Tal facto permitiu que o banco central anunciasse que o número de distritos com serviços bancários tinha aumentado de 28 para 33, o que faz com que 95 dos 128 distritos de Moçambique continuem fora do sistema.
O OBSERVADOR - 30.01.208