O Banco ProCredit Moçambique (ex-Novo Banco), instituição financeira de serviços orientados para o desenvolvimento, inaugurou ontem duas agências, sendo uma na Casa Fabião, no Alto Maé e outra na zona do Benfica, ambas na capital do país.
Maputo, Sábado, 26 de Janeiro de 2008:: Notícias
Com a inauguração daquelas duas agências eleva-se para 14 o número de agências daquela instituição nas cidades de Maputo, Matola, Beira Xai-Xai, Nampula e Chimoio.
Carla Abrantes, directora administrativa da ProCredit, quem inaugurou a agência da Casa Fabião, disse que, em 2007, a carteira de crédito bruta da instituição cresceu 74 por cento, tendo passado de 13,5 milhões para 23,3 milhões de dólares norte-americanos.
Ainda em 2007 foram introduzidos no mercado novos produtos, sendo de destacar o cartão de crédito via ATM, crédito agro-pecuário e transferências internacionais, através do sistema SWIFT. Com a introdução destes serviços, a instituição diz ter completado a gama de produtos que devem ser oferecidos por um banco.
Os gestores desta instituição financeira dizem a mesma ter dado passos na direcção de se tornar num banco com todos os serviços, para além de ter alargado a sua base de poupanças.
“O produto de conta poupança, lançado com a missão de promover uma cultura de poupança no seio da população moçambicana, teve muita aceitação e um crescimento notável”, refere um comunicado de Imprensa distribuído durante a cerimónia de inauguração da agência.
Constituem apostas desta instituição financeira, em 2008, a abertura de novas agências em Tete, Quelimane, Manhiça, entre outros pontos do país.
Actualmente, a ProCredit conta com mais de 60 mil clientes de poupança e crédito, direccionando o seu financiamento para micro-negócios, nomeadamente nos domínios de comércio, agro-indústria, entre outros.