- Alpha Konoré não se recandidata
A décima sessão ordinária da União Africana (UA), a realizar-se de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro próximos, na Addis-Abeba (Etiopia) vai proceder a renovação de mandatos, que inclui o da presidência da sua Comissão, revelaram ontem fontes da U n i ã o Africana.
Para a presidência da Comissão da UA concorrem seis países, nomeadamente o Burundi( Antoinette Batumubwi), Serra Leoa (Abdulai Oman), a Swazilândia (Barnabas Sibusisso), as Ilhas Maurícias (Cassam Uteem - ex-chefe de Estado maurício ), o Gabão (Jean Ping), e a Zâmbia (Inoge Mbikusita Lewamini.
Para o posto de Vice-Presidente foram apresentadas duas candidaturas, o egipcio Khair Eldim Abdel Latis (Egipto), e o queninao Franstais M. Wencha, respectivamente.
A décima cimeira dos chefes de Estado da UA será antecedida de uma reunião preparatória do conselho de ministros dos Negócios Estrangeiros, de 27 a 31 do corrente mês, igualmente na capital etíope.
Esta reunião preparatória visa apreciar, entre outros documentos, o relatório de auditoria da UA, a nomeação dos Comissários aos postos da União, o orçamento para 2008, bem como o relatório do Comité sobre as conclusões concernentes à criação do governo da União africana.
O actual presidente da Comissão da União africana, Alpha Oumar Konaré, ex-chefe de Estado do Mali (1992-2002) não vai recandidatar-se.
MEDIA FAX - 23.01.2008