Em três distritos de Nampula
O Fundo de Fomento de Pequena Indústria está a investir cerca de 400 mil dólares norte-americanos para o incremento da pesca artesanal nos distritos de Moma, Angoche e Mogincual, situados na região sul da província de Nampula.
De acordo com Álvaro do Carmo Lobo, delegado regional norte, foram financiados, até este momento, um total de95 associações e pessoas singulares, numa verba estimada em 125 mil dólares.
No próximo mes de Fevereiro serão financiados outros 22 mutuários, cujo valor ainda não nos foi revelado.
Os valores desembolsados variam de mil a cinquenta mil dólares, reembolsáveis num prazo não superior a cinco anos.
As iniciativas estão enquadradas no Projecto de Pesca Artesanal no Banco de Sofala (PPABAS) iniciado em 2002 e que abrange alguns distritos da Zambézia e Sofala.
Para além do PPABS, em 2006 foi introduzido um outro projecto denominado PPANNCD (Projecto de Pesca
Artesanal no norte de Nampula e Cabo Delgado), que abarca os distritos da Ilha de Moçambique, Mossuril, Nacala–Porto, Nacala-a-Velha e Memba.
Sem precisar o numero dos beneficiários, a nossa fonte frisou que nesta região, as actividades do fundo estão viradas ao financiamento dos pequenos projectos, venda de insumos e materiais de pesca, reabilitação de salinas, processamento e conservação do pescado.
A mesma fonte disse que o seu organismo trabalha em coordenação com o Instituto de Desenvolvimento
de Pesca de Pequena Escala (IDPPE), que exerce, também, actividades tidas como valiosas para as populações da zona costeira.
WAMPHULA FAX - 29.01.2008