Canal de Opinião: por Noé Nhantumbo
Quando importa ler nas entrelinhas..
O que recentemente disse o Banco Mundial no seu mais recente relatório sobre o nosso país e a acção do governo, as suas recomendações, é tudo sempre muito bem-vindo.
Só que nunca nos devemos esquecer que algumas vezes falam-nos, outras ordenam-nos e nem sempre acertam – disso temos recordações bem amargas.
Há alguns anos atrás foi deles que recebemos a ordem, recomendação, recado ou mensagem de que deveríamos abdicar de transformar a nossa castanha de caju e em vez disso vendê-la em bruto para a Índia e outros mercados. As consequências ainda hoje se fazem sentir com fábricas paradas, desempregados aos montes e uma indústria que já foi das mais importantes do mundo, completamente desarticulada e destroçada.
A rapidez com que alguns especialistas em matérias económicas se oferecem para aconselhar os governos do Sul é preocupante porque em geral de tais conselhos, existentes já há décadas, pouco acontece de bom na realidade – para nós, claro – alguém tirará proveito disso – para nós sobra o desastre…
Leia em:
http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=13&idRec=3267