UMA grande parte da marginal da cidade de Tete onde estão localizadas unidades hoteleiras e industriais encontra-se desde as 14.00 horas de ontem submersas, devido à subida brusca do nível do rio Zambeze que até às 16.00 horas já estava a atingir 8.2 metros ultrapassando os 5 metros do alerta local.
Maputo, Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2008:: Notícias
Numa ronda efectuada pela nossa Reportagem ao longo da marginal do rio Zambeze na cidade de Tete verificamos dezenas de casas habitacionais e de pasto submersas com os proprietários preocupados em salvar alguns bens.
“Nós já sabíamos que havia de acontecer isto porque as previsões em nosso poder indicavam chuvas anormais nos meses de Janeiro a Março e foi assim que começamos em Dezembro a lançar o alerta para as pessoas começarem a abandonar as zonas ribeirinhas. Está a chover muito na região do planalto e no baixo Zambeze incluindo na cidade de Tete e é nessa sequência que o rio está com um caudal muito acima do normal e a situação vai ser pior nas próximas horas”, disse Cacilda Machava directora da ARA-Zambeze.
Aquela responsável da Administração Regional das Águas do Zambeze referiu que como resultado das chuvas que estão a cair nos países vizinhos a montante do rio Zambeze a Hidroeléctrica de Cahora Bassa ( HCB) subiu desde ontem as descargas para 5830 metros cúbicos por segundo contra os anteriores 4300 metros por segundo.
“A tendência actual do curso normal do rio e dos seus afluentes é subir cada vez mais e nas próximas horas de certeza que vamos ter situações mais críticas” disse a directora da ARA-Zambeze.
Entretanto a água já começou a inundar a zona central do vale de Nhartanda o que está a contribuir para o corte de algumas estradas suburbanas que dão acesso ao Bairro Sansão Muthemba o mais populoso da urbe.
Muitos documentos da Casa Agrária, sede da Cruz Vermelha de Moçambique em Tete, produtos diversos confeccionados nas fábricas de óleos, sabão e bebidas da Mitete Comercial foram destruídos pelas águas do Zambeze.
Num contacto com o presidente do Conselho Municipal da Cidade de Tete, César de Carvalho fomos informado que equipas de resgate estão a trabalhar na tentativa de evacuar as pessoas cujas águas já atingiram as suas casas nos bairros Chingale, Matundo e Chingodzi.