Está tudo à postos para a realização, a 2 de Fevereiro próximo, da cerimónia tradicional que recorda a Batalha de Marracuene denominada Gwaza Muthini.
Trata-se de um ritual que simboliza a abertura da época do canhú, que desta feita coincide com o lançamento do festival de marrabenta que é promovido pelas produções Logarítimo.
O evento começa no Centro Cultural Franco Moçambicano e estende-se até o palco das festividades do Gwaza Muthini no distrito de Marracuene, bem como no Centro Cultural de Matalane de pertença do artista plástico Malangatana Ngwenha.
No rol de artistas que vão estar presentes constam o Grupo Galtons, Alberto Mutcheca e o mestre Dilon Djindji.
David Macuácua,. membro sénior da Produções Logarítimo disse que, a inclusão da marrabenta no Gwaza
Muthini tem em vista brindar os convidados da época do canhú com um rítmo que é nacional, mas ao mesmo tempo reavivar o gosto pelo que é nosso.
Segundo Macuácua os jovens devem abraçar a marrabenta porque “os Fany Pfumo e outros artistas sempre se celebrizaram por terem estas músicas como um baluarte nacional”
A Produções Logarítimo pretende, no futuro editar um disco que será uma colectânea de música nacional com o estilo marrabenta, como forma de perpetuá-lo.
Edmundo Chaúque - DIÁRIO DO PAÍS - 30.01.2008
Recorde em:
http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2006/02/combate_de_marr.html