A HIDROELÉCTRICA de Cahora Bassa (HCB) espera restabelecer o fornecimento de energia eléctrica ao Zimbabwe a qualquer momento, mediante o pagamento de uma soma de pelo menos 10 milhões de dólares norte-americanos da dívida acumulada de 26 milhões até quando se cortou o abastecimento, a 1 de Janeiro corrente.
Maputo, Sexta-Feira, 11 de Janeiro de 2008:: Notícias
Falando à AIM, Julião Pondeca, adjunto do Conselho de Administração para o Desenvolvimento Estratégico e Comercial da HCB, disse que contactos diários e permanentes entre a sua instituição e a ZESA, empresa zimbabweana de produção e distribuição de electricidade, estão sendo mantidos para se encontrar a solução do problema e assinar-se o contrato deste ano para a reactivação do fornecimento de energia. Igualmente, acontecem contactos permanentes entre a ZESA e os seus clientes, que incluem unidades industriais do Zimbabwe.
Até ao final da manhã de ontem a dívida vencida (que já deveria ter sido paga há muito tempo) do Zimbabwe para com a HCB era de 18.7 milhões de dólares e a verba por vencer ainda este mês estava estipulada em quatro milhões. A dívida de 26 milhões de dólares, segundo a fonte, acumulou-se durante o ano passado.