MAIS dois indivíduos surpreendidos a assaltar pessoas na via pública foram linchados, na última quarta-feira, pela população do Bairro da Polana Caniço B, na cidade de Maputo. Uma das vítimas morreu a caminho do Hospital Central de Maputo para onde era transferida para receber tratamentos.
Maputo, Quarta-Feira, 27 de Fevereiro de 2008:: Notícias
O porta-voz da Polícia da República de Moçambique, no Comando da Cidade de Maputo, Arnaldo Chefo, que deu estas informações, disse que os malogrados encontraram a morte depois de terem sido violentamente espancadas pelos residentes daquele bairro.
Os dois criminosos, Arnaldo Nhanombe, 34 anos e Raimundo Nhanungue, 23 anos, foram encontrados a tentar roubar bens de um cidadão que circulava por uma das ruas da Polana Caniço B, pessoa que denunciou, através de gritos, a acção dos marginais.
Arnaldo Chefo afirmou que em paralelo com este acto, de justiça pelas próprias mãos, as autoridades policiais registaram a ocorrência de 48 casos criminais, seis dos quais com recurso a armas de fogo.
Os seis crimes praticados com armas de fogo fazem parte de um conjunto de oito delitos considerados pela Polícia como mais relevantes, dois homicídios e seis roubos de viaturas.
Em conexão com estes delitos, 64 indivíduos estão detidos nas celas da PRM, 49 dos quais por crimes contra a propriedade, catorze contra pessoas e um por condução ilegal.
A Polícia reclama ainda a recuperação de oito viaturas roubadas durante o período em análise e ocasiões anteriores assim como diversos bens, entre eles 57 cadeiras plásticas, 25 chapas de zinco e electrodomésticos.
No mesmo período, duas pessoas perderam a vida como consequência de trinta acidentes de viação registados nas estradas da cidade capital que também resultaram em quatro feridos graves e três ligeiros.
Este é o segundo caso de linchamento verificado numa semana na cidade de Maputo. Outro registou-se no Bairro Luís Cabral onde dois supostos assaltantes foram mortos pela população, alegadamente por perpetrarem acções criminosas naquela zona.