– conclui um estudo realizado pelo CEPKA
Um estudo sobre "a interacção entre o eleitorado do Norte e deputados no contexto democrático moçambicano", realizado conjuntamente pelo Centro de Pesquisa da fundação Konrad Adenauer, e a faculdade de Direito da Universidade Católica em Nampula, constatou que em Moçambique existe uma certa erosão de confiança e decepção do eleitorado em relação ao desempenho do sistema representativo.
O referido estudo adianta que, no país, nota-se a "perda de credibilidade e confiança nos actores políticos, dos quais se destacam deputados e políticos".
O destacado fenómeno, vem ganhando maior consistência nos últimos tempos, com o crescimento do índice de abstenção nos pleitos eleitorais.
No estudo realizado em 12 distritos das províncias do norte do país, designadamente em Pemba, Mocímboa da Praia e Chiúre, em Cabo Delgado; Angoche, Lalaua e cidade de Nampula, em Nampula; Cuamba, Majune e Mavago, em Niassa; e Gurue, Mopeia e cidade de Quelimane, na Zambézia, constatou-se que de acordo com as respostas colhidas, "estamos perante um desafio à construção de pilares fundamentais da democracia representativa".
Leia em:
http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=6&idRec=3402