O ministro dos Transportes e Comunicações, António Munguambe, anunciou, esta sexta-feira, que já estão disponíveis os 11 milhões de meticais (biliões da antiga família), na conta da Federação das Associações dos Transportadores Rodoviários, referente ao subsídio de combustível. O valor corresponde ao período que vai desde 5 de Fevereiro até hoje, esta sexta-feira.
Segundo explicou o presidente da Federação das Associações dos Transportadores Rodoviários, Rogério Manuel, até ontem (quinta-feira), já estavam disponíveis os 11 milhões de meticais. O banco, segundo Manuel, confirmou que outra parte do valor referente ao processo já tinha sido canalizada pelo Governo - não se referiu aos valores.
Contudo, Rogério Manuel explicou que o valor de compensação de combustível será canalizado aos transportadores inscritos na FEMATRO.
Refira-se que cabe à FEMATRO canalizar o subsídio de combustível aos seus associados, processo que vai iniciar na segunda-feira próxima.
O PAÍS - 29.02.2008
NOTA:
-A atribuição dos subsídios será ao quilómetro, ao dia, pelo número de bilhetes vendidos, pelas facturas das gasolineiras? Ou será que todos levam por igual, independentemente, dos srviços prestados e quilómetros percorridos.
-Outra situação que não compreendo, é que, sendo livre o associativismo em Moçambique, um "chapa", totalmente legal, se tenha que inscrever como associado da FEMATRO para poder receber o subsídio.
-Alguém explica. Ou será que toda esta pressa tem a ver com os "reais" donos dos "chapas".
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE