O governo de Moçambique pretende obter financiamento para a construção de uma segunda ponte sobre o Zambeze na cidade de Tete a fim de dar resposta ao esperado aumento de trânsito, afirmou o ministro Obras Públicas e Habitação, Felício Zacarias.
Citado pelo jornal Notícias, de Maputo, o ministro garantiu, no entanto, que as obras de manutenção da ponte Samora Machel naquela cidade, vão arrancar ainda este ano, estando a decorrer o processo de selecção do empreiteiro.
De acordo com Felício Zacarias, embora as obras de manutenção da ponte Samora Machel possam vir a melhorar a fluidez do trânsito, apenas a construção de uma segunda ponte pode dar resposta ao actual desenvolvimento da cidade de Tete.
A procura de fundos, segundo Felício Zacarias, não significa o reconhecimento de que a ponte tem algum problema estrutural mas pura e simplesmente destina-se a garantir que o desenvolvimento que está a ocorrer na região seja acomodado.
Apontou como desenvolvimentos que será preciso acomodar, para além do tráfego proveniente e com destino aos países de "hinterland", o esperado início da exploração do carvão de Moatize que poderá significar um crescimento ainda maior do volume do trânsito.
A ponte foi construida em 1969 e circulam nela 1.200 viaturas por dia.
(macauhub) - 28.02.2008