UM jovem de identidade não apurada escapou, na manhã de ontem, no bairro de Matendene, na cidade de Maputo, da morte certa, por linchamento, por ser acusado de envolvimento em assaltos a mulheres. O processo de linchamento dinamizado por um grupo de outros jovens, seria concretizado através do recurso a um pneu e combustível.
Maputo, Quinta-Feira, 28 de Fevereiro de 2008:: Notícias
O linchamento teria lugar porque o indivíduo foi, supostamente, encontrado a tentar assaltar uma mulher que na altura voltava da padaria, onde frequentemente vai comprar pão para revenda.
Dados em nosso poder indicam que o grupo de jovens ganhou motivação quando, de forma arrogante, o suposto malfeitor confessou que não era a primeira vez que assaltava pessoas naquele local, mas sim a quarta.
Graças à intervenção de alguns idosos que presenciaram o acto, evitou-se o pior, numa altura em que o indivíduo amordaçado e com os braços e os pés amarrados, já lhe havia sito colocado o pneu. O combustível também já se encontrava no local onde, segundo nossas fontes, só faltou coragem de um dos elementos do grupo atear o fogo.
Fracassada a tentativa de queimar vivo o jovem, os residentes para zona onde se deu o caso decidiram encaminhar o suposto assaltante às autoridades policiais.