Mizengo Pinda foi designado Sexta-feira novo Primeiro-Minitro da Tanzânia pelo Presidente Jakaya Kikwete para suceder a Edward Lowassa, que se demitiu na véspera por alegado envolvimento num escândalo financeiro.
A nomeação de Pinda foi aprovada Sexta-feira à noite com uma esmagadora maioria pelo Parlamento reunido na sua sede em Dodoma, no centro do país, durante uma sessão transmitida em directo pela rádio e pela televisão.
De 59 anos, o novo Primeiro- Ministro era Secretário de Estado para os Assuntos Regionais e Administração Local no Governo de Lowassa.
O Primeiro-Ministro cessante anunciou Quinta-Feira passada ao Parlamento ter apresentado a sua demissão depois ter sido citado num caso de corrupção.
Segundo um relatório apresentado ao Parlamento sobre um contrato de fornecimento de electricdade assinado entre o Governo e a empresa norte-americana Richmond, Lowassa e outros altos responsáveis governamentais teriam intervindo na altura do lançamento do concurso a favor desta última.
Esta demissão intervém uma semana antes da visita à Tanzânia do Presidente norte-americano, George Bush, que se deslocará igualmente ao vizinho Ruanda, durante este périplo africano.
Em Janeiro passado, o Presidente tanzaniano demitiu o Governador do Banco Central após uma auditoria que revelou irregularidades em operações de reembolso da dívida externa do seu país que figura entre os mais pobres do planeta.
(Redacção e AI) MEDIA FAX - 11.02.2008