Filipe Jacinto Nyusi toma posse hoje como ministro da Defesa Nacional
…Há dias fora eleito presidente do Ferroviário de Maputo
O Presidente da República, Armando Guebuza, exonerou na manhã de ontem o ministro da Defesa Nacional, general Tobias Dai. Através de um outro despacho o chefe do Estado nomeou para aquele cargo, Filipe Jacinto Nyusi, que vinha exercendo o cargo de administrador da empresa dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).
Ao promover a exoneração do seu cunhado Tobias Dai, depois de a semana passada ter exonerado o chefe do Estado-Maior General, general do exército Lagos Lidimu, e seu respectivo vice, tenente-general Mateus Ngonhamo, o PR fechou o círculo de exonerações das três principais figuras que a opinião pública entendia que deviam ser responsabilizadas pelas explosões em paióis, principalmente a de Março de 2007 que fez cerca de centena e meia de mortos e mais de cinco centenas de feridos para além de ter causado elevados danos materiais.
O novo ministro da Defesa Nyusi foi aluno da Escola da Frelimo em Ribáue, Nampula, durante a luta de libertação nacional. Já exerceu o cargo de Director Regional Norte dos CFM - Caminhos de Ferro de Moçambique e foi presidente do Ferroviário de Nampula. É de etnia Maconde.
Leia em:
http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=7&idRec=3544