OS produtores de sal no distrito de Mossuril, província de Nampula, estão em desacordo com as exigências para a aplicação dos regulamentos sobre a iodização daquele produto, condição considerada indispensável para a sua comercialização interna e externa. Um total de 20 salineiros em actividade, segundo o director dos serviços distritais das actividades económicas, Henriques João, ainda não criaram capacidades técnicas de poderem iodizar o sal que produzem, com a excepção de dois que recentemente beneficiaram de duas máquinas para o efeito, para além de duas toneladas de iodo.
Maputo, Sexta-Feira, 28 de Março de 2008:: Notícias
Considerado um dos potenciais produtores de sal, o distrito de Mossuril conheceu durante o conflito armado uma redução drástica na produção deste produto, aliado ao facto dos respectivos produtores terem caído na falência, o que levou à maioria dos produtores ao abandonar esta actividade.
Entretanto, ao que tudo indica, segundo Henriques João, alguns salineiros estão a beneficiar do fundo de desenvolvimento local para reactivarem a sua produção, do que se espera atingir os níveis outrora conseguidos naquele distrito, que a par de Nacala-a-Velha e Angoche são os que mais contribuem mais a nível da província de Nampula e da região norte do país.
Um outro produto de que Mossuril era potencial gerador é o coco, cujo palmar está actualmente a conhecer um total desaparecimento, cuja reposição está muito dificultada.
A nossa fonte anota que vai ser difícil a médio prazo a reposição do palmar, tendo em conta que em Moma, província de Nampula, e Pebane, Zambézia, persiste o problema do amarelecimento letal, precisamente onde se poderia encontrar mudas de coqueiro para substituir outros que já se tornaram improdutivos.
A zona onde era usada para cultivar o palmar hoje virou bairro residencial, com muita gente a construir.
Entretanto, o único sobrevivente que ainda tem plantação de coqueiro em Mossuril, é Abdul Cassamali, que se queixa de constantes roubos que tem vindo a sofrer na sua plantação, situação que tem lhe comprometido bastante no prosseguimento desta actividade.