A Ponte da Unidade, uma estrutura de 720 metros de comprimento que ligará a Tanzania e Moçambique por cima do rio Rovuma, deverá ficar pronta no início de 2009, informou domingo em Nairobi o jornal The East African.
De acordo com o jornal, a empresa chinesa China Geo Engineering Corporation, que está a construir a ponte de 40 milhões de dólares, já instalou a maior parte dos pilares que vão suportar o tabuleiro que ligará a província de Cabo Delgado à região de Mtware na Tanzânia.
Esta ponte é o segundo grande projecto da empresa chinesa em África, tendo o primeiro sido na Argélia onde construiu uma rede de abastecimento de água no valor de 12 milhões de dólares.
A ponte faz parte do Corredor de Desenvolvimento de Mtwara, um projecto de muitos milhões de dólares para construir estradas e linhas de caminho-de-ferro e expandir os portos existentes a fim de facilitar o escomento dos produtos de algumas das regiões da Tanzânia, Malawi, Zâmbia e Moçambique, consideradas das mais pobres do mundo.
(macauhub) - 31.03.2008