Mais um suposto assaltante foi, na noite da última quinta-feira, linchado junto à Estrada Nacional Número 1 (EN1), na zona do Zimpeto, cidade de Maputo, perto do desvio para o bairro de Khongolote.
Maputo, Sábado, 29 de Março de 2008:: Notícias
Desconhecem-se as circunstâncias em que o crime terá ocorrido, mas ao que tudo indica uma potencial vítima que circulava pela zona gritou pedindo socorro quando o suposto bandido interceptou-a para lhe retirar alguns bens. Em resposta, os residentes das imediações saíram e detiveram o indivíduo que, ao que se pensa, é estranho na zona.
A isso seguiu-se uma acção de “castigo” severo com recurso a paus, varões de ferro, pedra e outros materiais até o indivíduo perder a vida.
O corpo do linchado, que aparentava 25 anos, permanecia no local do crime pelo menos até ao fim da tarde de ontem, apesar de o linchamento ter ocorrido à noite.
A Polícia ao nível da cidade de Maputo foi comunicada do sucedido e logo cedo destacou um agente para vigiar o corpo. Contudo, até cerca das 16 horas a Brigada Técnica ainda não havia retirado o cadáver.
Arnaldo Chefo, porta-voz da Polícia na capital do país, só soube do linchamento quando foi abordado pela nossa Reportagem que pretendia saber as razões da não retirada do cadáver daquele ponto.