Para produção de bio-combustíveis
A Sociedade Moçamgal, um consórcio agro-energético, constituído pelo grupo Visabeira e a Galp vão investir este ano, cerca de 80 milhões de USD, para a produção de óleo vegetal e bio-combustíveis no País.
Trata-se de uma sociedade juridicamente constituída ontem, e que pretende investir numa extensão de 500 mil hectares, onde prevê produzir uma média de 250 a 300 mil toneladas por ano de óleo vegetal, num processo que deverá iniciar até finais do presente ano.
De acordo com o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Visabeira, Paulo Varela, a produção das oleaginosas e a unidade de bio-combustíveis deverá ocorrer, em princípio, no distrito de Nacala, em zonas que não vão comprometer a cadeia alimentar das zonas com maior potencial agrícola para produtos de alimentação.
O acordo da constituição da sociedade Moçamgal, foi assinado no quadro dos encontros empresariais entre Moçambique e Portugal, e é visto como um dos primeiros grandes sinais da dinâmica das relações económicas entre os dois países.(WM)
MEDIA FAX - 25.03.2008