Um total de 10,2 milhões de eleitores estão registados para as eleições autárquicas deste ano e gerais (presidenciais e legislativas) de 2009, anunciou terça-feira em Maputo o director-geral do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), Felisberto Naife.
Em declarações aos jornalistas, no final de uma reunião de balanço do STAE, Naife afirmou que o número de eleitores inscritos corresponde a 88,6 por cento do universo previsto.
"Trata-se de números provisórios, porque ainda poderá haver reajustes. Porém, tais reajustes não poderão alterar substancialmente a percentagem até aqui atingida. Portanto, poderemos falar de um máximo de 90 por cento do universo", disse o director-geral do STAE.
O recenseamento para as eleições autárquicas deste ano e gerais de 2009 começou em Setembro do ano passado e terminou em Março deste ano, depois de ter sido prorrogado em Novembro último, na sequência de problemas na operação.
As dificuldades prendiam-se com constantes falhas no sistema informático utilizado no processo e à sua deficiente programação, que chegou a parar de funcionar no dia 22 de Outubro de 2007, pelo facto de a empresa que montou o dispositivo ter accionado essa data como sendo a do termo do recenseamento.
O alargamento do prazo do encerramento do recenseamento para os próximos escrutínios permitiu que fossem registados mais eleitores que no recenseamento anterior, realizado em 1999, que serviu de base para as gerais desse ano e para as de 2004.
Nessa altura, a meta foi alcançada em 85,3 por cento, disse ainda Felisberto Naife.
Em menos de dois anos, vão realizar-se em Moçambique três actos eleitorais, todos ainda sem data marcada.
As eleições gerais (legislativas e presidenciais) estão previstas para 2009, enquanto as eleições autárquicas deverão ter lugar em Novembro deste ano.
As primeiras eleições para as Assembleias Provinciais, que chegaram a estar previstas para 16 de Janeiro deste ano, foram adiadas, estando previsto que se realizem em simultâneo com um dos outros actos eleitorais previstos.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 30.04.2008
Recent Comments