As autoridades do município de Vilanculos, no distrito de Inhambane, sul de Moçambique, vão lançar em Agosto um concurso público destinado à realização de obras para conter a erosão da zona costeira.
As obras avaliadas em cinco milhões de dólares são financiadas pelo Banco Mundial e destinam-se a melhorar as condições turísticas de Vilanculos.
Vilanculos, localidade situada a 700 quilómetros a norte do Maputo, é o porto mais próximo do arquipélago do Bazaruto, uma das mais procuradas regiões turísticas de Moçambique.
O presidente da Câmara de Vilanculos, Suleimane Amugi, disse que entre as obras destinadas a conter a erosão costeira encontra-se uma estrada ao longo de toda a costa.
"Vilanculos tem registado um grande desenvolvimento económico em consequência do turismo" disse Suleimane Amugi, que lembrou o facto da população da vila moçambicana ter aumentado de 19000 habitantes em 1997 para 40000 habitantes em 2007, o que repreenta um aumento de 100 por cento em uma década.
O presidente da Câmara, numa entrevista à Agência de Informação de Moçambique (AIM), defendeu ainda a elevação da vila ao estatuto de cidade para ser possível contar com regras orçamentais mais definidas. (macauhub) - 22.04.2008