VOLVIDOS cerca de dois anos, os produtores de tabaco ao norte da província de Tete, “quebraram o braço de ferro” que vinham fazendo com a empresa fomentadora Moçambique Leaf Tobacco (MLT), alegadamente porque esta última burlava os camponeses na classificação e compra de tabaco produzido na província, detentora de um elevado potencial para a produção daquela cultura de rendimento.
Maputo, Sexta-Feira, 25 de Abril de 2008:: Notícias
Foi um diferendo complicado, cuja busca da solução passou pela arbitragem directa do presidente da República Armando Guebuza durante a primeira visita que o estadista efectuou à província de Tete no âmbito do programa de presidência aberta.
Num encontro que manteve na ocasião com os agricultores do sector familiar, Armando Guebuza comprometeu-se a encontrar uma solução amigável que não prejudicasse ambas partes envolvidas na produção daquela cultura de rendimento. Os resultados da mediação já estão a surgir e traduzem-se no melhoramento das condições sócio económicas da vida daqueles compatriotas que vivem no meio rural.
Leia em:
Download crise_de_tabaco_em_tete.doc