A Riversdale Mining, uma empresa australiana produtora de carvão, pretende construir uma central térmica de 2000 megawatts na província moçambicana de Tete, onde deverá começar a produzir carvão em 2010, afirmou sexta-feira em Maputo o seu presidente.
Citado pela agência noticiosa norte-americana Bloomberg, Michael O'Keeffe disse que o projecto, um investimento de 5 mil milhões de dólares, estará a produzir 500 megawatts de energia eléctrica em 2012, devendo atingir a capacidade total em 2015.
O projecto poderá vender energia eléctrica a outros países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla em inglês), onde a oferta é inferior à procura.
A África do Sul aumentou as importações de energia eléctrica da barragem de Cahora Bassa a fim de tentar colmatar falhas que se prevê venham a durar sete anos e o Zimbabwe, Zâmbia, Namíbia e Botswana padecem de problema semelhante.
A Riversdale Mining está a realizar estudos de viabilidade do projecto de Tete, onde a empresa prevê dispor de reservas de carvão superiores a 1900 milhões de toneladas.
Em Agosto do ano passado, o grupo indiano Tata Steel pagou 100 milhões de dólares australianos por uma participação de 35 por cento no projecto de Tete.
(macauhub) - 21.04.2008