O Ministério do Turismo pretende atribuir no final do ano certificados a hotéis e outras estruturas turísticas em reconhecimento pelo seu papel na promoção de práticas sociais e ambientais sustentáveis, informou a agência noticiosa moçambicana AIM.
Para o efeito, adianta a agência, o Ministério, em parceria com a Associação Hoteleira do Sul de Moçambique e o Centro Terra Viva, vai levar a cabo um conjunto de seminários para discutir a viabilidade deste tipo de certificação no país.
Hélder Chambal, vice-director nacional do Turismo, disse ao jornal Notícias, de Maputo, que a iniciativa pretende promover as melhores práticas para um turismo sustentável e que possa produzir resultados nas regiões onde as unidades turísticas estao localizadas.
De acordo com o conceito, a certificaçao permitiria que as estâncias turísticas ou os hotéis fossem reconhecidos nao apenas pela qualidade dos seus serviços mas também pelo seu papel no desenvolvimento social e na protecção e preservação do ambiente.
A certificação deverá ser obrigatória mas Chambal afirmou esperar que seja o próprio sector a aderir à iniciativa.
(macauhub) - 22.04.2008