Franquezas Macuas
[email protected]
Paulo Pires Teixeira
Aqui, convosco Mokala?
Ainda no Lumbo, bem próximo de Cavaco Silva para registar imagens da sua visita, disse-lhe: - Presidente, diga Mokala a este povo! Assim o fez, e prontamente as ovações redobraram. Aqui estou, convosco! Mokala, Macuas! Mokala é um cumprimento. Mokala é a minha expressão para dirigir um abraço a todos quantos receberem este jornal. É também uma expressão de esperança para este projecto - que nasceu de uma férrea vontade de servir as nossas comunidades, particularmente as que estão distantes, porque vivi a angustia durante mais de três décadas de ausência desta terra que amo, que todos amamos e que tantos sentimentos nos assaltam - vingue na sua missão. Senti nesse interminável tempo, a ausência de informações, de imagens, até dos cheiros deste nosso rincão, das suas gentes e da terra vermelha molhada. Não vos levo os cheiros, mas quero deixar-vos os aromas das memórias reflectidas em pedaços de cada um. Aqui estou animado nesta aventura, cumprindo um sonho de menino, que também foi o do meu pai, o homem-jornalista que sofreu neste país nas mãos intempestivas e cálidas da PIDE, por defender a justiça das populações locais, contra um poder muitas vezes indiferente a imperativos, e que, por isso, todos pagaram caro: moçambicanos e portugueses. Mas importa olhar em frente e dar passos determinantes para a harmonia entre povos que se respeitam e acarinham. São esses passos que quero dar, para fazer chegar a todos uma mensagem positiva, iluminada de valores de proximidade. Estou certo que os Macuas me ajudarão a fazer deste projecto mais um laço de união fraterna, onde caberão as memórias de todos, no perfil que se pretende de identidade e cidadania.
Nós e a Casa Macua
A Casa Macua é e continuará a ser o grande ponto de encontro da comunidade Nampulense, concorrendo para isso o empenhamento, sensibilidade e dedicação da Maria José Fernandes, a nossa Mizé. Foi esta Casa e o Bar da Tininha, que me inspiraram neste projecto, e foram os muitos participantes que me animaram. Os projectos são diferentes, independentes e nobres. Partilhamos a igualdade sim, na missão de servir e unir.
Veja o 1º número em:
Download 001_jornal_forum_macua_24042008.pdf
NOTA:
Parabéns ao Paulo Pires Teixeira e a todos os que tiverem o privilégio de ter este jornal na mão! Longa vida são os votos do MOÇAMBIQUE PARA TODOS.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE