O GOVERNO do Zimbabwe anunciou ontem ter adiado a cimeira do Mercado Comum para a África Central e Austral (COMESA) que devia acolher no próximo mês, devido à crise pós-eleitoral no país.
Num comunicado, o ministério zimbabweano dos Negócios Estrangeiros explicou ontem que a cimeira da COMESA é adiada para uma data ulterior devido à crise eleitoral.
Maputo, Sexta-Feira, 25 de Abril de 2008:: Notícias
"Devido à necessidade de satisfazer as disposições da Constituição, a respeito das eleições gerais de 29 de Março, o Governo do Zimbabwe decidiu adiar a cimeira da COMESA para uma data ulterior", precisa o comunicado.
"O adiamento foi decido depois de constatarmos que as datas iniciais da cimeira podiam coincidir com o processo eleitoral não terminado", acrescenta o documento.
A tensão entre o Governo do Presidente Robert Mugabe e a oposição acentua-se diante da não divulgação ainda dos resultados das eleições presidenciais do mês passado e da recontagem controversa do escrutínio legislativo.
De acordo com a Panapress, o Governo zimbabweano ordenou à Comissão Eleitoral a não divulgação dos resultados das eleições presidenciais, enquanto não forem esclarecidas as alegações de fraude.
A oposição considera que estes argumentos são falsos e afirma ter ganho as eleições.