África Austral
- Afirma Professor Doutor Gilles Cistac, da Faculdade de Direito na Universidade Eduardo Mondlane
O Professor Doutor Gilles Cistac, da faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane, disse ontem em Maputo que a integração regional não existe.
Para aquele docente, a SADC não possui instrumentos que unificam a integração, limita-se apenas aos protocolos.
“ Não há visão tridimensional na SADC, não ha visão global da integração, tudo gira em torno da economia e não há visão cultural, jurídica e social, o que se verifica é um monopólio de economistas, por isso, é uma integração de cooperação regional.
Para se atingir os objectivos da integração, segundo Cistac, deve se ter como base instrumentos legais firmadas que defendem os objectivos da SADC, e esses, ainda não existem.
“Deve- se criar um instrumento jurídico que permita que se caminhe para a super nacionalidade, livre circulação de pessoa e bens, deve se forma r um ambiente favorável para a integração, é preciso olhar para a governação, a luta contra a corrupção e outros factores que condicionam o processo para a integração,” argumentou Cistac acrescentando que, “tem que se ter uma política estratégica para a integração, partilhar-se os mesmos direitos na área de transporte e na organização política em toda região.
(Eduardo Conzo) - MEDIA FAX - 25.04.2008