O DEPUTADO da Assembleia da República pela bancada da Renamo-União Eleitoral pelo círculo eleitoral de Sofala Manuel Pereira declarou fim-de-semana último ao nosso Jornal ser um dos candidatos no seu partido para concorrer à presidência no município da Beira. Pereira confirmou ter-se candidatado internamente, justificando que o ambiente democrático vivido no seio do seu partido abre espaço para tal exercício.
Maputo, Segunda-Feira, 28 de Abril de 2008:: Notícias
Pereira, que exerceu a função de delegado político provincial durante 15 anos, disse ter sido solicitado pelas bases partidárias a nível da cidade, que afirmaram dar todo o seu apoio desde as eleições internas até ao mais aspirado cargo de edil.
“Porque internamente (na Renamo) estão já lançadas as candidaturas, comecei a receber telefonemas constantes de membros nossos que me encorajavam a meter a candidatura. São as bases, que, como sabe, constituem a maioria, ficava mal eu recusar, porque esta gente deposita em mim certa confiança, e por respeito a esta questões, a minha candidatura deu entrada no gabinete central de eleições no dia 23 de Abril do corrente ano”, explicou.
Manuel Pereira disse que a sua candidatura foi feita com o conhecimento de quase todos os órgãos partidários, desde o presidente, Afonso Dhlakama, secretário-geral, gabinete eleitoral, bem como a nível da base, designadamente delegação política provincial e da cidade.
Ainda no seio da Renamo fala-se de muitos outros aspirantes, entre eles o actual presidente do Conselho Municipal da Beira, Daviz Simango.
Chamado a comentar sobre tais figuras, Pereira disse categoricamente que agora só aceita falar sobre ele. “O senhor procurou-me para perguntar se é verdade que sou um dos candidatos na Renamo e eu disse que sim, e se agora me pergunta sobre outras figuras, não estou em condições de responder sobre elas. A verdade é que eu vou concorrer, porque a base assim quer”.
Perguntámos se o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, havia comentado algo sobre a sua candidatura, ao que respondeu negativamente, mas garantiu ter dado entrada um documento que diz respeito á sua intenção de se candidatar.
“O presidente recebeu um expediente, tenho a certeza que está a corrente do assunto. Também dizer que ele teve uma agenda bastante carregada na semana passada. ”