Mais um grupo de 162 imigrantes ilegais, com idades compreendidas entre 20 e 40 anos, todos do sexo masculino, foram surpreendidos pela PRM no posto de controlo da báscula na cidade de Tete, num camião plataforma da transportadora malawiana Chita One Investments, cobertos de lona como se se tratasse de mercadoria com destino ao Porto da Beira.
Uma fonte do Gabinete de Relações Públicas do Comando da PRM em Tete disse que o camião, de marca Leyland Freightliner, com a chapa de matrícula NU 9993 e com o atrelado MJ 4240, foi apanhado no posto de controlo de viaturas por volta das 3.00 horas da madrugada de domingo e neste momento os imigrantes ilegais, na sua maioria etíopes, encontram-se sob custódia policial.
`Conseguimos igualmente deter o motorista do camião para mais investigações. O cenário está cada vez mais complicado, porque nos interrogatórios que efectuamos aos imigrantes, estes nunca revelam o seu destino e muito menos a sua proveniência. Alguns têm referido os centros de refugiados do Malawi e outros apontam a Zâmbia´.
Entretanto, Ibraimo Manjera, comandante do Regimento das Tropas de Guarda-Fronteira em Tete, referiu que nos últimos 15 dias cerca de 700 imigrantes ilegais foram apanhados pelas autoridades policiais, dos quais cerca de 70 por cento em camiões com plataformas contentorizadas.
`Desde os princípios deste mês já apreendemos quatro camiões carregados clandestinamente de imigrantes ilegais. Não restam dúvidas que é uma rede de tráfico de pessoas. Na sua maioria metem as pessoas nos contentores e alguns apenas os põem deitados no atrelado e amarram lona sobre o taipal, para não provocarem suspeita das autoridades´, disse.
A nossa fonte acrescentou que démarches estão em curso para a devolução deste grupo de pessoas ao Malawi, por onde eles atravessam para o nosso país.
Recorde-se que no passado dia 8 de Abril corrente um outro grupo de 153 imigrantes ilegais foi encontrado num contentor de um camião Leyland Freightliner da companhia transportadora ZAGAF, do Malawi. Este grupo foi devolvido ao Malawi, através do posto fronteiriço de Calómuè, no passado dia 10 de Abril.
NOTÍCIAS - 22.04.2008