Presidente eleito do Zimbabwe esteve ontem em Maputo
“Não vou a nenhuma segunda volta porque ganhei a eleição presidencial. Não negoceio nenhum governo de unidade nacional. Sou pelo governo de inclusão” - Morgan Tsvagirai, presidente do MDC
Morgan Tsvagirai, líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), partido proclamado vencedor das eleições legislativas do passado dia 29 de Março no Zimbabwe, pela Comissão Eleitoral do Zimbabwe (ZEC), reafirmou ao fim da tarde de ontem, na Presidência da República, em Maputo que não vai a uma segunda volta nas presidenciais caso seja essa a questão que se seguirá no Zimbabwe onde quase um mês depois ainda não há resultados oficiais. “Não a vou a segunda volta porque ganhei as eleições”.
As declarações de Tsvangirai, foram prestadas após a audiência que lhe foi concedida pelo chefe de Estado, Armando Guebuza.
A audiência que Guebuza concedeu ao seu quase homólogo, isto se se tiver em conta a vontade expressa pelos zimbabweanos nas urnas, foi possível graças à intervenção de Afonso Dhlakama, líder da Renamo que ao agir como mediador conseguiu estabelecer contactos que acabaram ontem por proporcionar encontros de Morgan Tsvangirai em Maputo não só com o antigo presidente da República de Moçambique, Joaquim Chissano, mas também ao princípio da noite com o Chefe de Estado moçambicano.
À saída do encontro com Guebuza, Morgan Tsvangirai, virtual vencedor das eleições presidências com votos suficientes para não ir a uma pretensa segunda volta – reivindicada pelo derrotado Robert Mugabe e pela ZANU-PF, que também perdeu a maioria no parlamento – disse: “primeiro que tudo, o objectivo da minha missão foi para tentar apelar para as lideranças de Moçambique intervirem na situação do Zimbabwe”.
Leia em:
http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=6&idRec=3687