Canal de Opinião: por Kaitira Kandjii*
Os media precisam ir para além dos factos (**)
Devido a onda de xenofobia que se verifica na vizinha África do Sul, o MISA regional, baseado em Whindoek, namíbia, emitiu um comunicado que transcrevemos a seguir.
“O Instituto de Comunicação Social da África Austral (MISA) tem estado acompanhar, com muita preocupação, a eclosão de ondas de violência que levam a mortes de pessoas, destruição de propriedade e de tantas outras coisas de valor, tudo contra estrangeiros na República da África do Sul.
Essas acções são contra os mais básicos direitos universais à vida e à dignidade, e também se traduzem numa clara violação de declarações e princípios internacionais contra tortura e abusos sexuais. Há informações indicando que algumas mulheres foram violadas e abusadas sexualmente nesta situação de caos.
Vários apelos foram já feitos pelo governo da África do Sul e por líderes cívicos contra todos os actos de violência e de vandalismo que se estão a verificar há cerca de duas semanas. O MISA associa-se a esses apelos e é pelo desenvolvimento de mais acções no terreno para parar-se com a violência.
Leia em:
http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=6&idRec=3836