HÁ sensivelmente duas semanas que o canal televisivo Rádio Televisão Portuguesa (RTP), na delegação de Maputo, deixou de transmitir as suas habituais emissões, situação que, segundo o respectivo delegado, Ricardo Mota, deveu-se a uma avaria verificada em dois amplificadores e na fonte de alimentação que garantia o normal funcionamento da emissora.
Maputo, Quinta-Feira, 22 de Maio de 2008:: Notícias
O problema registou-se na noite do passado dia 12 do corrente mês, como consequência do mau tempo que se fez sentir naquele domingo, o que se supõe tenha provocado oscilações de corrente que danificaram as máquinas.
Mota explicou que as avarias não foram em simultâneo, tendo primeiro sido danificados dois amplificadores usados para a transmissão das emissões. Este problema acabaria por ficar resolvido, algumas horas mais tarde.
Depois de reparados, os amplificadores e no momento em que se procedia à montagem, registou-se uma outra avaria, desta feita da fonte de alimentação, o que fez com que aquela estação estivesse privada de transmitir os seus programas.
Ricardo Mota acrescentou que pelo facto de as peças avariadas não serem de fácil aquisição no mercado interno, já foram encomendadas e se tudo correr como está previsto a emissão daquele canal voltará para o ar no próximo final de semana.
Enquanto não se efectua a reparação do material danificado, Ricardo Mota afirmou que a sua instituição está à procura de alternativas para permitir que os telespectadores daquela estação televisiva não fiquem privados das suas emissões.